domingo, 15 de maio de 2011

A FÉ QUE NOS DEIXA DE PÉ!

Quando uma semente cai ao chão, ela já voa com a certeza que suas raízes encontrarão abrigo no Aiye e que seus galhos um dia tocaram o Orun.

Por mais que a oralidade direcione o saber para o sagrado e para o secreto, sempre os sons, as palavras e os gestos farão com que o imaginário de cada um se encha de música, cor, sabor e do Vento.

Que este Vento nos una para um caminhar repleto de desejo e de vontade de construir um novo curso e discurso direcionado à nossa Fé!

Que sejamos visionários na perpetuação do legado dos nossos ancestrais, das preces de nossas mães e pais, das palmas compassadas símbolo de que mais um ciclo se inicia ou se encerra.
Paó para nossas vidas!

Que abram as portas do Orun para nossa troca de experiências.
Sintam-se abraçados pelo sopro da vida que nos visita a cada dia, a cada esquina e a cada caminho.

Neblina para nossos olhos e sereno para nossos dias, para que tenhamos paz para seguir em frente sempre.

Dedico estas palavras a toda comunidade Afro-descendente, aos dois mundos (África+Brasil), as sacerdotisas, aos Sacerdotes, aos músicos, escritores, pesquisadores, professores, poetas, ao meus amigos, aos meus irmãos...ao meu irmão...a minha casa... a sua casa!
A todos os tons de pele e sem distinção de conteúdo do copo; leite, café, café com leite... chocolate!!!

Desejo-te a força da semente. Bem vindo Sempre!

6 comentários:

Unknown disse...

Pois é, falar o que de um irmao que só vem a acrecentar em nossas vidas com a sua sede de transpassar toda a sua experiencia e toda a sua historia dentro deste facinante mundo e tao desconhecido por aqueles que tambem tem sede desta verdade absoluta, que é o candomblé, é nada é por acaso mesmo . O CANDOMBLÉ SOBREVIVE ATÉ HOJE POR QUE NAO QUER CONVENCER AS PESSOAS SOBRE UMA VERDADE ABSOLUTA, AO CONTRARIO DA MAIORIA DAS RELIGIOES. (Pierre Fatumbi Verger) AXÉ meu irmaõ , GRANDE MENINO QUE HOMEM VELHO RESPEITA . ( bença ).

Rosangela disse...

Lindo meu amigo.....
é muito bom ter um cantinho onde possa desmistificar e esclarecer, para que as pessoas possam ter uma visão real desta religião tão bonita...
bjs

oxossi disse...

"NAO HÁ COMO UNIFICAR OS HOMENS,NEM AGRUPA-LOS EM UMA UNICA FÉ E NEM TAMPOUCO PORQUE. E É BEM MAIS BONITO SABER QUE DEUS MANIFESTA-SE DE MUITAS FORMAS DIFERENTES E DE QUE EM NENHUM LUGAR É AUSENTE" (Ogundana)O alabe de jerusalem.

oxossi disse...

irmao nao vamos esquecer de postar as fotos do nosso mais novo ferreiro . um forte abraço.

Adriana Peçaibes disse...

Lindo o texo está de parabéns, belas e sabias palavras.

Dinah disse...

Texto maravilhoso, Irmão!
Parabéns mesmo!
beijos em seu coração!